FITCORP - Assessoria Esportiva

10 Passos para uma Alimentação Saudável!

Viver uma vida plena e saudável exige mudanças comportamentais, principalmente em relação à alimentação. Fazer boas escolhas, priorizar os alimentos in natura e estar atento ao consumo abusivo de sal, açúcar, alimentos industrializados e gorduras são apenas algumas orientações de nutricionistas e nutrólogos para a conquista de mais longevidade e saúde.

A alimentação saudável deve estar baseada em uma nova proposta alimentar, com o abandono de hábitos ruins e inadequados e a adoção de uma dieta mais natural, com produtos minimamente processados, boas refeições feitas em casa e também na rua e uma conscientização sobre os benefícios que os alimentos podem proporcionar à saúde. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que é sim possível mudar a rotina alimentar e fazer escolhas mais saudáveis e que isso não significa sacrifícios ou restrições excessivas.

Quem deseja adotar hábitos alimentares adequados e mais equilibrados, deve contar sempre com o suporte de um especialista. Apenas um bom nutricionista ou médico nutrólogo poderá indicar a melhor dieta alimentar para cada pessoa. Essa orientação é a chave para promover a saúde e reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão.

Para começar esse processo de mudança, é fundamental ter em mente alguns passos básicos para um estilo de vida mais saudável. Por isso, listamos aqui 10 dicas que podem contribuir muito para a conquista de uma vida com mais bem-estar, disposição e saúde. Confira!


Os 10 passos que devem ser seguidos por quem deseja melhorar a alimentação:

1 – Faça, pelo menos, três refeições principais no dia (café da manhã, almoço e jantar) e, no mínimo, dois lanches entre as refeições.

2 – Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.

3 – Substitua preparações fritas por assadas, grelhadas e refogadas.

4 – Consuma diariamente frutas, legumes e verduras, especialmente as folhosas cruas (alface, agrião, rúcula, entre outros).

5 – Reduza o consumo de gordura, como creme de leite, sorvete cremoso, queijos de cor amarela, alimentos embutidos (salsicha, salame, mortadela), carnes com gordura visível, bacon, etc.
 
6 – Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa.
 
7 – Substitua os temperos prontos por naturais, como salsinha, cebolinha, manjericão, louro, entre outros; e reduza o consumo de sal.
 
8 – Não exagere no consumo de açúcares, doces e bebidas alcoólicas.
 
9 – Beba de 6 a 8 copos de água por dia.
 
10 – Pratique atividade física regularmente, respeitando os limites do seu corpo.  
 
Mais dicas para uma alimentação saudável
 
Outras dicas que devem ser levadas em consideração na rotina são as estabelecidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Confira:
 

  • Limite, ao máximo, o consumo de alimentos processados e ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos recheados, congelados em geral, macarrão instantâneo, entre outros;
 
  • Coma com regularidade e faça suas refeições em ambientes tranquilos, onde seja possível comer devagar e desfrutar os alimentos;
 
  • Evite restaurantes que vendem fast food. Se você trabalha e precisa fazer as refeições fora de casa, busque opções que preparam a comida na hora, como restaurantes de buffet e com comida caseira;
 
  • Seja crítico em relação àquilo que você come e não acredite nas propagandas enganosas. Muitas vezes, alimentos industrializados são vendidos como saudáveis ou integrais, o que não é verdade. Converse com um nutricionista e tire suas dúvidas.             
 
Tenha uma vida mais saudável com a FitCorp!   
 
Conheça a Fitcorp Assessoria Esportiva e receba o suporte de educadores físicos experientes e da nossa nutricionista parceira para começar a construir hábitos de vida mais saudáveis! Entre em contato conosco!       
 
Este artigo foi elaborado com o auxílio de nossa parceira Thaís Valenzuela - Nutricionista             

Por: Fitcorp Assessoria Esportiva | 08/01/2018

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar