FITCORP - Assessoria Esportiva

Descubra Como Reduzir o Índice de Absenteísmo nas Organizações

A perda de produtividade nas empresas por conta do absenteísmo causado por questões relacionadas à saúde é uma realidade no Brasil e no mundo. São vários os problemas causados por ambientes de trabalho que não contam com uma estrutura voltada à promoção da qualidade de vida dos trabalhadores. Algumas das doenças ocupacionais mais comuns são a depressão, as lesões na coluna, os problemas cardiovasculares, as lesões por esforços repetitivos, entre outras.
 
Um dado alarmante divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que até o ano de 2020, a depressão e os transtornos de ansiedade serão a principal causa do afastamento de trabalhadores no mundo, fato que levará a uma perda de produtividade capaz de gerar um prejuízo econômico de aproximadamente 1 trilhão de dólares.
 
No Brasil, dados do Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Dieese apontam para um crescimento de 25% nos casos de afastamentos do trabalho entre os anos de 2005 e 2015, e a maior parte dessas licenças foi concedida por causa da depressão.
 
Essas informações deixam evidente a necessidade de as organizações repensarem sua forma de encarar e lidar com questões relacionadas à saúde ocupacional de seus funcionários. Uma das alternativas para reverter este cenário e criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos é investir em programas de ginástica laboral, exercícios físicos no espaço corporativo, assessorias esportivas, academias corporativas e outras atividades ligadas à saúde e bem-estar dos trabalhadores.
Além de reduzirem significativamente os índices de absenteísmo no trabalho, os investimentos em saúde também melhoram a produtividade, aumentam a interação social entre os funcionários, fidelizam bons colaboradores e garantem diversos benefícios ao ambiente como um todo.
 
Benefícios da ginástica laboral
 
Nos dias de hoje, é fundamental que os gestores de Recursos Humanos estejam atentos ao comportamento dos trabalhadores e aos fatores que possam estar causando a redução da produtividade e o aumento dos afastamentos no quadro de funcionários. As empresas que desejam reduzir o índice de absenteísmo devem apostar em programas de qualidade de vida.
 
Uma pesquisa publicada no periódico Journal Occupational Medicine mostrou que os programas de ginástica laboral têm a capacidade de reduzir em até 22% as faltas dos trabalhadores, além de aumentarem em até 38% a motivação das equipes para o desempenho de suas funções. Os programas de ginástica laboral também garantem os seguintes benefícios:
  
• Redução do estresse;
• Menos Lesões por Esforços Repetitivos relacionados ao trabalho;
• Promoção da saúde;
• Melhores condições de trabalho;
• Mais engajamento dos trabalhadores;
• Melhores indicadores de desempenho;
• Menores gastos com planos de saúde e assistência médica;
• Estímulo de hábitos saudáveis entre os profissionais.
 
 Com um programa de ginástica laboral formatado com exercícios apropriados e alongamentos é possível tornar a jornada de trabalho mais agradável e saudável para todos. As atividades podem durar de 10 a 15 minutos durante o expediente e ajudam a melhorar o padrão postural, a motivação e a saúde emocional dos funcionários.
 
Leia nosso artigo Prática de Esportes x Produtividade no Trabalho e saiba como o bem-estar físico e mental contribuem positivamente!
 
Se a sua empresa pretende adotar um programa de gestão da saúde corporativa e de ginástica laboral, conheça o trabalho personalizado da Fitcorp Assessoria!
 

Fale com a gente direto pelo Whatsapp* ou Contato!

*Se o acesso for pelo computador você precisa estar logado no web.whatsapp.
Pelo celular basta possuir o app do Whatsapp instalado.

Por: Fitcorp Assessoria Esportiva | 02/03/2018

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar