FITCORP - Assessoria Esportiva

Dicas para Melhorar a Postura e Evitar Dores nas Costas

Você sente dores recorrentes nas costas? Já parou para pensar que estas dores podem ser resultado de anos de posturas inadequadas e danos cumulativos causados às estruturas da sua coluna vertebral?
 
As dores de coluna na região lombar, cervical e torácica são muito comuns entre a população e ocorrem principalmente por causa de problemas posturais. É inquestionável que jovens adultos e pessoas de meia idade que estão no mercado de trabalho pouco se atentam à postura e aos comportamentos que podem prevenir as dores nas costas.
 
É preciso mudar essa realidade e conscientizar a população sobre a importância da melhor postura, da ergonomia e da saúde no trabalho!
 
Para oferecer essa chance de obter mais saúde às pessoas em idade produtiva, as empresas têm a oportunidade de criar programas de ginástica laboral, assessoria esportiva e saúde ocupacional para seus colaboradores, a fim de melhorar a qualidade de vida, a produtividade e o sentimento de satisfação dos profissionais com o ambiente onde trabalham.
 
A FITCORP Assessoria Esportiva oferece exatamente isso para as empresas, com a implantação de programas de qualidade de vida e bem-estar que evitam dores crônicas, afastamentos do trabalho e absenteísmo. A blitz postural é um desses serviços, com a realização periódica de ações que estimulam a boa postura e o uso consciente do corpo.
 

Veja 4 dicas preparadas pelos profissionais da FITCORP para melhorar a postura e evitar dores nas costas!
 
Com mudanças comportamentais simples, consciência corporal e cuidados preventivos com a postura, você pode aliviar suas dores nas costas e conquistar mais saúde. Confira:
 
1 - Posturas ocupacionais – No dia a dia no trabalho, é frequente sentarmos com uma postura inadequada, principalmente quando trabalhamos no computador. Isso pode causar dores nas costas no longo prazo e pode, até mesmo, provocar lesões em articulações e músculos.
 
Essas dores nas costas costumam prejudicar nosso desempenho e produtividade e incomodam muito, causando tensões, irritabilidade e mau humor. Para evitar essas dores, mude seus hábitos, mantenha uma postura correta ao sentar e fique bem posicionado na cadeira, com a coluna ereta.
 
Busque sustentação para a região lombar, mantenha a cabeça relaxada e os pés apoiados no chão e separados. O queixo deve ficar levantado, os punhos apoiados na proximidade do teclado e a coluna deve ficar alinhada.
 
2 - Alongamento – Evite ficar muitas horas seguidas na mesma posição. Faça alongamentos durante a jornada de trabalho, levante-se e ande um pouco para melhorar a circulação.
 
3 - Evite as pernas cruzadas – Não fique de pernas cruzadas durante o trabalho. Essa posição causa prejuízos à circulação, pois promove um desequilíbrio no sistema de distribuição do peso corporal.
 
4 - Dicas de Postura – A melhor maneira de manter a boa postura é ficar com os pés sempre apoiados no chão. Fique sempre atento aos seus movimentos e corrija sua postura ao longo do dia. Respeite a curvatura da sua coluna e não sobrecarregue as estruturas das costas.
 
Para as mulheres, uma dica importante é evitar usar salto alto todos os dias. A recomendação é fazer o revezamento dos sapatos e incluir modelos com saltos de até 2 cm nas produções.
 
Profissionais que trabalham com a movimentação e o carregamento de caixas e outros volumes pesados, devem ficar atentos à forma como levantam os objetos. Para remover uma caixa do chão, dobre os joelhos, se agache, abrace a caixa e empregue a força do abdômen para se levantar. Nunca dobre a coluna!
 

Qualidade de Vida no Trabalho!
 
Com a realização da blitz postural, de palestras de conscientização e programas de qualidade de vida, as empresas conseguem colocar todas essas dicas em prática em suas rotinas de trabalho, orientando corretamente os profissionais e preservando a saúde dos colaboradores.
 
Fale com a gente!

Por WhatsApp ou Contato e saiba mais!

Leia também nosso artigo A Importância da Ginástica Laboral na Prevenção de LER/DORT!

Por: FITCORP Assessoria Esportiva | 21/08/2019

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar