FITCORP - Assessoria Esportiva

Dicas para ser mais Produtivo no Home Office sem Prejudicar a Saúde

Devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade de isolamento social, muitas empresas optaram por deixar seus funcionários em home office. Essa estratégia já era uma realidade para muitas corporações, especialmente em empresas de tecnologia e startups, mas agora ela se tornou mais abrangente, sendo incorporada por vários segmentos de negócios.

Apesar de parecer fácil trabalhar no conforto do lar, é comum ouvirmos pessoas afirmando que rendem menos em casa. A grande dificuldade está em conciliar a rotina doméstica e familiar com o trabalho.

Por isso, separamos algumas dicas para aumentar a sua produtividade no home office, sem riscos à sua saúde física e mental. Confira!

1 - Escolha e prepare o espaço de trabalho

Ter uma área reservada para a rotina profissional em casa é um ponto-chave para a produtividade no trabalho remoto. Prepare um ambiente propício ao home office, levando em consideração a iluminação, a temperatura e o silêncio. Escolha um lugar bem iluminado, com climatização ou boa ventilação natural.

Fuja da cama e do sofá. Dê preferência às mesas e cadeiras que te deixam em uma postura adequada, para não acarretar dores e desconfortos ao corpo. Também verifique a altura certa para deixar o notebook ou computador. O ideal é que seu queixo e pescoço façam um ângulo de 90º.

Tudo isso tem relação aos conceitos de ergonomia. Invista no conforto para que sua saúde física seja mantida no home office. Ter um bom ambiente para o trabalho em casa também vai aumentar a sua produtividade.

2 - Garanta uma boa conexão com a internet

É interessante investir em condições técnicas adequadas para que seu trabalho seja feito com eficiência. Às vezes, por conta de uma conexão ruim com a internet, uma tarefa que seria rápida pode demandar o dobro do seu tempo e isso, é claro, vai afetar a sua produtividade. Tenha uma internet de alta velocidade e um bom computador para trabalhar em casa.

3 - Mantenha a disciplina

Muitas pessoas que trabalham em casa têm a tendência de levantar mais tarde, trabalhar de pijama e comer em horários aleatórios, saiba que tudo isso pode acabar atrapalhando o seu rendimento. Isso porque, dessa forma, o corpo relaxa, a mente fica mais preguiçosa e o trabalho parece muito mais cansativo.

Procure acordar no mesmo horário que acordava quando ia para o escritório, tome um banho e coloque roupas adequadas. Invista em um bom café da manhã, prepare suas refeições do dia e lembre-se de tomar água. Essas pequenas práticas de disciplina irão estimular seu corpo e alavancar seus resultados.


4 - Faça a gestão do tempo

É importante estipular e cumprir os seus horários. Apesar de não ter alguém te supervisionando em casa, é importante ter a responsabilidade de seguir o horário de trabalho. Por isso, cuidado com as “tentações”, não se deixe distrair com as coisas da casa ou com as redes sociais.

Também não é interessante extrapolar o tempo e trabalhar além do expediente. Saber a hora de pausar e parar é essencial.

Durante as pausas, levante-se e faça alguns exercícios, como ginástica laboral, meditação e alongamentos. Esses hábitos podem ser interessantes para renovar as energias e evitar dores no corpo.

No Instagram da Fitcorp, você encontra vários IGTVs gratuitos com esse tipo de conteúdo, com atividades fáceis de fazer. Movimente seu corpo e equilibre sua mente e suas energias durante o home office. Isso vai te ajudar muito!

Conheça a Fitcorp Assessoria!

A Fitcorp Assessoria trabalha auxiliando o setor de Recursos Humanos a promover um ambiente com condições que favoreçam a saúde corporativa. Agora, durante a quarentena, estamos desenvolvendo novas maneiras de auxiliar o RH a estimular o cuidado com a saúde de seus funcionários no home office. Confira as nossas dicas nas redes sociais e saiba como conservar sua saúde física e mental durante o período de isolamento social!

Por: FITCORP SAÚDE CORPORATIVA | 19/11/2020

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