FITCORP - Assessoria Esportiva

Ergonomia e eSocial: os benefícios da análise ergonômica em sua empresa

O conceito e a importância da ergonomia já vêm sendo discutidos há muitos anos pelas empresas, mas, desde 2014, quando o Governo Federal começou a implantar a ferramenta do eSocial, este tema se tornou ainda mais recorrente, inclusive gerando algumas dúvidas entre os gestores.

Na prática, o objetivo do eSocial é unificar o envio de informações trabalhistas, fiscais, tributárias e previdenciárias das empresas para as autoridades, criando uma espécie de automatização na prestação de contas dos negócios brasileiros de médio e grande porte. A ferramenta entra em vigor em 2018.

Mas você deve estar se perguntando qual é a relação do eSocial com a Ergonomia! É simples: como regra, as empresas devem enviar pelo eSocial também as informações relativas a ocorrências de acidente de trabalho, riscos gerados ao trabalhador pela atividade profissional desempenhada e, também, os riscos ergonômicos ou ambientais. Essa é uma maneira de resguardar a segurança, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, e as empresas deverão prestar contas de tudo o que pode interferir ou comprometer a integridade física, psicológica ou emocional dos profissionais.

Esse maior rigor na prestação de contas e na fiscalização das empresas deve impactar diretamente diversos negócios, que terão que se adaptar para melhorar o ambiente e as condições de trabalho de seus colaboradores. É aí que entra a importância da análise ergonômica!

 
A importância da Ergonomia no eSocial

Com a nova regulamentação e as regras já existentes sobre ergonomia do trabalho, como, por exemplo, a NR17, a saúde e a segurança dos trabalhadores devem ganhar destaque e prioridade entre as preocupações das empresas. Isso deve ser encarado como uma oportunidade que as organizações terão de tornar seus ambientes de trabalho mais confortáveis, seguros e saudáveis para seus colaboradores, o que, em médio prazo, trará vantagens competitivas importantes, como maior produtividade e engajamento das equipes profissionais.

Além disso, com investimentos em ergonomia, as empresas estarão preparadas para preencher os requisitos do eSocial e prestar contas.
 
Como adotar a análise ergonômica em sua empresa?

A realização de uma Análise Ergonômica do Trabalho é fundamental para adequar o ambiente e garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores, além de ajudar a elevar a produtividade nas empresas e evitar o absenteísmo por questões relacionadas a problemas de saúde e acidentes de trabalho, minimizando todos os riscos ergonômicos.
 
Outro ponto positivo da análise ergonômica é deixar as empresas preparadas para auditorias, certificações, fiscalizações e para preencherem a prestação de contas referente às informações de ergonomia no eSocial. Também é uma oportunidade para que os negócios aprimorem sua gestão de riscos, reduzam despesas com passivos trabalhistas, otimizem seus processos produtivos e evitem qualquer tipo de acidente de trabalho.

Para fazer um estudo ergonômico em uma empresa, é fundamental contar com especialistas na área, que poderão analisar os seguintes pontos:

- Riscos Biomecânicos;
- Riscos gerados por Mobiliários e Equipamentos;
- Riscos Organizacionais;
- Riscos Psicossociais e Cognitivos.
 
A Fitcorp é especializada em análises ergonômicas em ambientes de trabalho e faz uma avaliação completa das mesas, cadeiras e equipamentos da empresa, da postura dos profissionais, da segurança dos postos de trabalho, do ambiente físico e da estrutura organizacional, entre outros fatores. Com este estudo, as empresas conseguem adotar melhorias significativas em suas rotinas.

Confira os principais benefícios:

- Melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores;
- Redução de fatores de riscos operacionais;
- Diminuição de erros nas operações e aumento da produtividade;
- Promoção de maior satisfação aos trabalhadores;
- Elevação da socialização no espaço de trabalho;
- Redução de desconfortos físicos e mentais para a equipe;
- Redução das taxas de absenteísmo e afastamentos.
 
Para saber mais sobre ergonomia e eSocial, entre em contato com a equipe da Fitcorp Assessoria Esportiva!

Por: Fitcorp Assessoria Esportiva | 09/05/2018

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar