FITCORP - Assessoria Esportiva

Os Principais Motivos para Investir em Qualidade de Vida no Trabalho

O ambiente profissional precisa ser um espaço agradável, que estimule e motive as equipes e que promova qualidade de vida. Afinal, é dentro das empresas que a população ativa brasileira passa grande parte de seus dias, produzindo e gerando riqueza e desenvolvimento para o país.
 
A saúde ocupacional está prevista em lei e, portanto, deve ser respeitada. As empresas devem investir em ambientes profissionais que promovam bem-estar e que tenham políticas voltadas à qualidade de vida, fatores fundamentais para o bom desempenho dos trabalhadores.
 
Os benefícios gerados pelos investimentos em qualidade de vida no trabalho são muitos, desde um maior engajamento das equipes até a redução significativa de casos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e afastamentos. Os motivos para direcionar recursos para a saúde ocupacional também são diversos. Confira alguns deles!
 

1 – Ambiente mais humanizado e agradável
 
Empresas que investem em qualidade de vida no trabalho criam espaços profissionais mais humanos e agradáveis para as equipes. Um ambiente corporativo ergonômico, preparado com carinho e atenção para os profissionais, garante mais motivação e engajamento, além de fidelizar excelentes trabalhadores dentro da organização, reduzindo a rotatividade de profissionais nos cargos. Tudo isso influencia diretamente o nível de produtividade e de competitividade das organizações no mercado.
 
Vale dizer ainda que um espaço de trabalho gostoso, leve e que valorize a qualidade de vida dos colaboradores fomenta a criatividade, gera trabalhos e produtos mais qualificados, promove a harmonia e oferece uma rotina livre de estresse e tensões. Com isso, todos os envolvidos na empresa conseguem melhorar seus resultados.
 
Para criar as condições ideais para o trabalho de suas equipes, muitas empresas modernas estão investindo na contratação de assessorias esportivas e na realização de atividades especiais durante o expediente, como ginástica laboral, massagem corporativa, alongamentos, nutrição corporativa, palestras de qualidade de vida, check-ups de saúde e eventos em geral.
 

2 – Empresas livres de doenças ocupacionais e acidentes
 
Uma organização que investe em qualidade de vida no trabalho está diretamente reduzindo os casos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. É importante projetar espaços de trabalho ergonômicos e seguros e criar rotinas profissionais que aliviem as tensões físicas e psicológicas das equipes, alternando as atividades produtivas com momentos de relaxamento e descanso.
 
A prevenção das doenças ocupacionais pode ser feita com a realização de análises ergonômicas periódicas, sessões de alongamento, blitz postural, programas de saúde preventiva e alimentação saudável e adequação do mobiliário corporativo da empresa. Este tipo de medida reduz os casos de profissionais afastados por doenças físicas e mentais.
 
Vale ressaltar que, hoje, grande parte dos afastamentos formais dos postos de trabalho é resultado principalmente de lesões por esforço repetitivo, dores crônicas e por doenças psicológicas, como a depressão. É urgente e necessário reverter este quadro nas empresas brasileiras, para que as organizações possam trabalhar com melhores resultados e longe dos riscos de passivos trabalhistas. Neste sentido, os investimentos em qualidade de vida no trabalho são a melhor estratégia.
 

3 – Cumprimento da lei
 
Empresas que investem em qualidade de vida no trabalho também ficam em conformidade com a legislação, o que inclui o cumprimento das Normas Regulamentadoras que tratam de ergonomia, saúde preventiva e prevenção de acidentes no trabalho.
 
 
Invista em qualidade de vida no trabalho!
 
Para contar com suporte especializado para implantar programas de qualidade de vida em sua empresa, conte com a FitCorp Assessoria Esportiva e contem com soluções completas em:
 
- Academia Corporativa.
- Análise Ergonômica.
- Ginástica Laboral.
- Blitz Corporal. 

Fale com a gente direto pelo Whatsapp ou Contato e saiba mais!

Leia também nosso artigo e Descubra Como Reduzir o Índice de Absenteísmo nas Organizações!

Por: Fitcorp Assessoria Esportiva | 18/12/2018

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar