FITCORP - Assessoria Esportiva

Saiba Tudo Sobre a SIPAT

Como forma de prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e comportamentos negligentes e nocivos nos espaços profissionais, as empresas costumam realizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) ou a Semana da Saúde, dependendo do tipo de obrigatoriedade legal de cada organização.
 
Ambas as iniciativas são importantes para orientar as equipes de trabalho e fomentar a consciência de que a segurança nos ambientes corporativos e produtivos depende da participação de todos.
Além disso, esse tipo de iniciativa demonstra uma clara valorização dos funcionários, indicando que a empresa preza pela qualidade de vida, pela saúde e bem-estar de seus colaboradores.
 
Neste artigo, você poderá entender as diferenças entre SIPAT e Semana da Saúde e saber como aplicar os dois eventos dentro da sua empresa com o apoio e o suporte da equipe especializada da FitCorp Assessoria Esportiva. Confira!
 
O que é SIPAT e Semana da Saúde?

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) é uma atividade obrigatória e de realização anual em empresas que possuem CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
 
A lei que trata das atribuições da CIPA nos ambientes profissionais determina que, anualmente, a comissão organize e conduza o evento dentro das empresas. Essa determinação consta na Norma Regulamentadora NR5.
 
Os temas da SIPAT devem ser estabelecidos previamente, com foco nas necessidades e demandas da empresa. Todos os pontos apresentados durante o evento são importantes para nortear as iniciativas de promoção de saúde e segurança no trabalho dentro das corporações.
 
A campanha de conscientização da SIPAT deve durar uma semana.
 
Vale lembrar que as empresas não precisam realizar palestras e ações específicas com as equipes todos os dias dessa semana, mas precisam, obrigatoriamente, promover uma campanha intensa voltada à orientação durante este período.
 
Qualquer empresa ou instituição pública e privada que tenha uma CIPA precisa realizar a SIPAT anualmente. De acordo com a NR5, toda corporação com funcionários registrados via CLT deve constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
 
Já a Semana da Saúde é uma ferramenta que pode ser realizada de forma espontânea pelas empresas para fomentar a consciência e distribuir informações importantes sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida.
 
São realizadas ações pontuais de promoção à saúde no período de uma semana, a fim de conscientizar e educar as equipes de trabalho sobre saúde física, saúde mental, prevenção e controle de doenças crônicas, ginástica laboral, orientação sobre alimentação saudável, entre outros temas.
 
 
Objetivos e benefícios
 
Os dois eventos têm como objetivo preservar a vida do trabalhador, evitar acidentes e doenças decorrentes das atividades profissionais e criar espaços de trabalho saudáveis, agradáveis e seguros.
 
 
Os principais benefícios da SIPAT e da Semana da Saúde são
 
• Garantir ações preventivas de segurança e saúde do trabalho;
• Conscientizar os trabalhadores;
• Evitar acidentes e doenças ocupacionais;
• Oferecer excelentes resultados pós-evento em termos de bem-estar e qualidade de vida para o trabalhador;
• Ter um registro formal em ata de todas as atividades e reuniões realizadas;
• Divulgar informações relevantes sobre segurança no trabalho;
• Engajar as equipes;
• Criar um ambiente de trabalho mais saudável para todos;
• Cumprir com a legislação e seguir com rigor a NR5.
 
É obrigatória?
 
A SIPAT é obrigatória para todas as empresas com CIPA. Não existe uma data específica estipulada na NR5 para que as corporações realizem o evento. Cada empresa pode definir o calendário da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho dentro do período de vigência da sua comissão.
 
SIPAT ou Semana da Saúde?
 
Nem todas as empresas precisam realizar a SIPAT, mas as organizações que desejarem promover orientações aos seus funcionários sobre saúde, segurança no trabalho e qualidade de vida podem adotar a realização anual da Semana da Saúde.
 
Quem precisar de um parceiro para a realização dos eventos, pode contar com a FitCorp Assessoria Esportiva, que oferece uma equipe especialista em palestras, serviços e atividades relacionados à SIPAT e Semana da Saúde, com grades e temas personalizados para cada empresa e palestras específicas e obrigatórias.
 
Além disso, a FitCorp também oferece teatros corporativos, atividades lúdicas, ginástica laboral, quick massage, estações de saúde, avaliação física dos trabalhadores com dosagem de glicemia e colesterol, aferição da pressão arterial, blitz postural e muito mais.
 
Faça contato para receber mais informações!

Por: Fitcorp Assessoria Esportiva | 09/04/2019

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar