FITCORP - Assessoria Esportiva

Top 10 Alimentos Antioxidantes

Os alimentos antioxidantes são aqueles que ajudam o organismo a prevenir o envelhecimento precoce, combater inflamações, proteger as células contra a ação de radicais livres, evitar doenças com perfil degenerativo como o Alzheimer e reforçar a saúde de uma forma geral. São alimentos extremamente ricos e importantes para a qualidade de vida da população.
 
Essas substâncias poderosas inibem a ação dos radicais livres sobre as células do organismo humano e, consequentemente, protegem a saúde e garantem mais bem-estar. Por todos estes benefícios, os alimentos antioxidantes precisam fazer parte da rotina de alimentação saudável de todos.
 
Por que apostar nos alimentos antioxidantes?
 
Quem busca longevidade, reeducação alimentar ou o emagrecimento saudável, deve incluir na dieta alguns alimentos antioxidantes que apresentam um incrível potencial benéfico para o organismo e que são capazes de prevenir doenças como o câncer, a obesidade, o diabetes e até os problemas cardiovasculares.
 
Com uma simples mudança no cardápio e a inclusão de alguns alimentos estratégicos, é possível potencializar os sistemas de defesa do corpo, ficar com uma aparência mais jovem e viver com mais saúde.
 
Se você está em busca de mais qualidade de vida e de uma alimentação saudável e equilibrada, confira agora o Top 10 dos alimentos antioxidantes que precisam fazer parte da sua rotina alimentar:
 
1 – Açafrão – Esta especiaria, utilizada como tempero em diversas receitas, tem uma excelente dose de curmumina, ou curcuminoide, um tipo de composto com poderosa ação anti-inflamatória. O tempero inibe a oxidação das células provocada pelos radicais livres e evita possíveis danos às membranas celulares. Além disso, é um composto que previne o envelhecimento.
 
2 – Aveia – É um alimento rico e completo, que contribui para eliminar as toxinas do organismo. Também é fonte de silício e melhora o funcionamento do intestino. A aveia garante mais saúde ao sistema circulatório, reduz a absorção de gordura no corpo e deixa a pele mais bonita.
 
3 – Chá de cavalinha – Este chá funciona como um diurético natural, ajudando a eliminar toxinas do organismo. Tem ainda um excelente efeito sobre a circulação sanguínea. A infusão deste chá contribui para o emagrecimento, é anti-inflamatória e antioxidante.
 
4 – Linhaça – Os benefícios da linhaça já são bastante conhecidos. Este pequeno grão é fonte de ômega 3, fibras, fitoestrógenos e outras substâncias. Ela promove uma verdadeira limpeza no organismo, melhora o funcionamento do intestino, é anti-inflamatória, regula os níveis hormonais e previne doenças como o câncer de mama, o diabetes e a osteoporose.
 
5 – Melão – É um alimento anti-inflamatório, com ótimo teor de fibras e que ajuda a alcalinizar o pH do sangue. Previne doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e, até mesmo, problemas respiratórios.
 
6 – Mamão – É uma fruta rica em nutrientes, com propriedades antiedema, fonte de Vitaminas A e do complexo B, com enzimas proteolíticas e ótima dose de ferro e outros minerais. Tem uma enzina importante para a digestão, chamada de papaína. Também melhora a absorção de nutrientes pelo corpo.
 
7 – Peixes – Algumas espécies de peixes, como o salmão, a sardinha e o atum, são excelentes fontes de ômega 3. Essa gordura saudável protege o organismo, mantém a saúde das células e evita doenças cardiovasculares.
 
8 – Pepino – O alimento tem efeito diurético, é um anti-inflamatório natural, rico em Vitamina A e minerais. Ajuda a alcalinizar o pH do sangue e promove a eliminação de toxinas.
 
9 – Frutas cítricas – Essas frutas são excelentes fontes de Vitamina C e ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Alguns exemplos são o limão, a laranja, a lima e a goiaba.
 
10 – Frutas vermelhas – Essas frutas melhoram a circulação sanguínea, são excelentes fontes de Vitaminas do complexo B, têm ação antioxidante e previnem o envelhecimento das células. Alguns exemplos são o morango, a amora, as uvas, as framboesas e os mirtilos.
 
Agora que você já conhece o Top 10 dos alimentos antioxidantes, que tal colocá-los em sua alimentação diária?
 
Conheça o trabalho da Fitcorp Assessoria Esportiva!
 
Fale com a gente direto pelo Whatsapp ou Contato e saiba mais!
 
Leia também "Os benefícios da corrida para a saúde a curto"
 

Por: Fitcorp Assessoria Esportiva | 13/02/2019

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar