FITCORP - Assessoria Esportiva

Um Terço (1/3) das Mortes por Câncer no Brasil Poderiam ser Evitadas!

O câncer é uma das doenças mais temidas pela população em geral e, infelizmente, também é uma das enfermidades com maior prevalência na atualidade. Existem diversos fatores de risco para o câncer, como, por exemplo, histórico familiar, tabagismo, contato com substâncias químicas e outras causas externas.
 
Mas, o que pouca gente sabe, é que os hábitos de vida têm um peso muito grande neste cenário, aumentando ou reduzindo de forma significativa os riscos de desenvolvimento da doença.
 
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Universidade de Harvard, demonstrou que 1/3 das mortes por câncer no Brasil poderiam ter sido evitadas com a simples adoção de hábitos mais saudáveis de vida.
 
O estudo, publicado na revista Cancer Epidemiology, reforçou a importância da atividade física e de uma rotina ativa na prevenção do câncer. É importante destacar que o sedentarismo e a alimentação inadequada são dois fatores que aumentam muito as chances de um indivíduo desenvolver vários tipos de câncer.
 
A simples mudança no estilo de vida da população, adotando hábitos saudáveis, optando por alimentos de verdade e com a prática regular de exercícios físicos, poderia mudar de forma radical as atuais estatísticas sobre o câncer no Brasil.
 
Evitar o excesso de peso e fazer, pelo menos, 150 minutos de atividades aeróbicas por semana são atitudes que previnem doenças e aumentam a qualidade de vida e o bem-estar.
 
 
O Papel das Empresas na Prevenção do Câncer
 
Muitos brasileiros vivem no limite, em uma rotina estressante e atribulada. Grande parte da população vê seu tempo consumido entre trabalho, estudo e responsabilidades domésticas e familiares.
 
Neste cenário, como é possível adotar uma rotina saudável? O desafio é grande e exige que as empresas se posicionem e invistam em estratégias que reforcem aspectos relacionados à prevenção e aos cuidados com a saúde ocupacional.
 
Simples mudanças na rotina das equipes de trabalho nas empresas podem significar mais qualidade de vida e prevenção de doenças como o câncer, hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.
 
Com o suporte de uma assessoria esportiva corporativa, por exemplo, as empresas conseguem oferecer aos seus funcionários atividades físicas regulares, como ginástica laboral, alongamentos, grupos de corrida, entre outras iniciativas que favoreçam a saúde no trabalho e na vida pessoal de cada colaborador.
 
Implantar um programa de saúde e qualidade de vida nas empresas facilita a rotina dos funcionários, que conquistam um tempo na agenda para se cuidarem mais. Com este tipo de atitude, é possível reduzir os principais fatores de risco associados ao câncer e, consequentemente, o número de mortes pela doença.
 
 
Tudo Começa pela Prevenção Primária!
 
A pesquisa realizada pela USP e pela Universidade de Harvard elencou cinco fatores principais para o risco elevado de câncer. São eles: o excesso de peso, o tabagismo, o consumo abusivo de álcool, uma alimentação ruim e a atividade física insuficiente.
 
Todos estes fatores estão incluídos nos hábitos de vida da população e podem ser controlados e mudados! Ou seja, todo cidadão tem em suas mãos a oportunidade de fazer diferente e apostar na prevenção. Basta adotar um estilo de vida mais saudável!
 
Hoje, o câncer é considerado a segunda maior causa de mortes no Brasil. São 185 mil óbitos por ano causados pela doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até o ano de 2025, o número de casos de câncer no Brasil deve aumentar em até 50%.
 
Os números são assustadores e somente com a conscientização e a prevenção será possível evitar que as estatísticas se concretizem e se tornem ainda mais alarmantes no futuro.
 
Mudar os hábitos de vida da população é um dos principais desafios da atualidade e também é a chave para controlar os casos de câncer no país. De acordo com os pesquisadores da USP e Harvard, se os brasileiros cortassem o consumo de álcool em 10%, reduzissem o uso de tabaco em 30%, adotassem uma dieta saudável e diminuíssem seu peso corporal já seria possível evitar mais de 11 mil mortes por câncer a cada ano. A mudança precisa começar agora!
 
 
Invista em Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional!
 
O que sua empresa tem feito para contribuir com a prevenção do câncer e de outras doenças entre seus funcionários? Investir em qualidade de vida e saúde ocupacional é um passo importante para ter equipes mais produtivas, saudáveis e felizes.
 
Conte com a Fitcorp Assessoria Esportiva, em São Paulo, e ajude a mudar as estatísticas, oferecendo saúde e bem-estar para seus colaboradores!
 
 
Vamos conversar?

WhatsApp • Contato

• Veja também nosso artigo Dicas para Sair do Sedentarismo e desenvolva uma nova atitude!

Por: FITCORP Assessoria Esportiva | 16/10/2019

Treino Funcional no Ibirapuera

Inscreva-se

Aula Teste Grátis

Orçamento Personalizado

Solicitar